DICAS DE COMO PREPARAR UM BOM CHURRASCO

1 - O Carvão ou Lenha

O mais conhecido é o churrasco assado no carvão, os mais tradicionalistas defendem o uso da lenha ou ( fogo de chão ), porém em muitas cidades este uso a lenha é menos usado por não ter acesso, mas o carvão, ou a lenha, o churrasco é apreciado em vários lugares do Brasil e do mundo, não perdendo assim a qualidade de um bom churrasco.

2 - Grelha ou Espeto

Tradicionalmente o churrasco é feito como o espeto, e também mais pratico na hora de livar a carne. Porém a grelha não altera no sabor da carne.

3 - Carnes

A carne bovina foi a primeira a ser feita de forma para churrasco,a costela é também muita apreciada pelos gauchos, a linguiça e o galeto ( frango ) são acompanhamento que hoje fazem parte de todo carpádio de churrasco pois inicialmente os gaúchos estavam sempre viajando com o gado, mas com o tempo houveram adaptações, ingrentando assim a mesa com mais diversificação das carnes e também acompanhamentos. Mas o secredo da escolha da carne também varia de gosto, mas sempre se pede carne de qualidade.

4 - Método Tradicional

O método tradicional no sul, é usar sal grosso, que era o único tipo disponível na época da colonização. A vantagem de seu uso é que por mais que se exegere na quantidade, a carne jamais ficará excessivamente salgada, e ao contato mais prolongado com o calor forma uma camada protetora, que impede que o assado queime.

Depois da carne pronta, o excesso de sal deve ser retirado, batendo-se com instrumento contundente, como a lateral da faca grande, ou com o garfão usado para virar a carne.

5 - Valor nutritivo de um churrasco

Expondo a carne em forte calor a proteina da carne, a mioglobina, como autoproteção, coagula-se rapidamente formando uma camada impermeável que bloqueia a saída do sumo.

A carne se contrai e fica crespada. As gorduras que não coagulam neste processo são deslitadas e pingam sobre as brasas. Chega então a hora de virar o assado e repetir o processo.

Bom, para se fazer um bom churrasco é necessário apenas uma carne de qualidade, tempero do gosto e um fogo ou braseiro forte o suficiente para assar a carne.

Bem, fica aqui algumas curiosidades de churrasco, nossa culinária tão apreciada por este mundo a fora. Esperamos que agora nosso churrasco seja mais apreciado, bom apetite a todos os nossos clientes e apreciadores de um bom churrasco gaucho.




MAIS Artigos

DICAS DE COMO PREPARAR UM BOM CHURRASCO

COMO FAZER CHURRASCO PARA 50 PESSOAS

SEMANA FARROUPILHA